21 de novembro de 2010

Livro: " O Segredo da Aprendizagem "




Jane Baruki Ferreira, moradora do Condomínio Alvorada, enviou um breve Sumário de seu livro " O Segredo da Aprendizagem", e convida a todos para a Feira do Livro que acontecerá na próxima semana no Espaço Cultural de Botucatu onde ela os receberá no Estande da Papirus.A abertura está agendada para o dia 23 de novembro, às 19h30, e segue de 24 a 28 de novembro, das 8h30 às 22 horas, com entrada franca ao público.

1 Introdução.
Professor espero que ao colocar em prática as atividades citadas no livro, você perceba em si e nos alunos a transformação, da impaciência para a paciência, de insegurança para a segurança, do estresse para a felicidade.

2 Embasamento Teórico.
Para a prática da educação necessitamos do fogo interior, do entusiasmo. O pensar, sentir e querer do professor precisam virtuar sobre o sentir, querer e pensar da criança.
A antroposofia mostra que o homem integral é composto de 4 corpos ou plexos.
Como educador trabalhamos estes quatro corpos da constituição humana, cujo desenvolvimento ocorre nas diferentes idades da vida e em processos diferentes.
1ª fase - Dos 0 aos 7 anos – Físico (Anjo da forma) – a importância do ambiente sobre o inteiro organismo físico da criança. A influência do temperamento do professor sobre a criança..
2.ª fase - Dos 7 aos 14 anos – Etérico (Anjo da vida) – A atenção especial que a memória deve receber nesta fase e ser desenvolvida através de parábolas, analogias, experiências, belos sentimentos que deverão permanecer para sempre.
3.ª fase - Dos 14 aos 21 anos – Astral (Anjo do movimento) – trabalhos em especial com música, poesia, teatro, para desenvolvermos o senso de beleza, ética e cientesa moral.
4.ª fase - Dos 21 aos 28 anos – Eu (Arcanjos) – a atenção primordial do professor frente aos alunos deve estar no desenvolvimento da compreensão interna da fala.
A pedagogia antroposófica é um método didático que acentua o “como do ensino” e pode ser praticada em qualquer lugar.

3 A forma viva da “Falla”.
Nós educadores atuamos através da fala que pode ter um efeito construtivo ou catastrófico. Quando falamos emitimos não só uma mensagem, mas tudo o que sentimos e pensamos no momento da fala.
Porque manifestamos intensamente com gestos e fala os sentimentos de raiva, ciúmes etc.? Porque não manifestamos com a mesma intensidade os sentimentos de carinho e amor?
Ilustração e explicação da fala com sentimentos diferentes: amor, raiva, apatia.
Breve explicação sobre a informação x atitude.

4 Sala de Aula (Meu espaço Sagrado).
Para a fixação de formas e conteúdos é necessário que nossa alma se acalme, para tal sugiro vários exercícios para o início do período, depois do recreio e final da aula. Tais exercícios eleva a atmosfera da classe, as crianças se sentem respeitadas, se acalmam e ficam abertas para vivenciarem o conteúdo do dia. Exemplos.

5 Alfabetização.
Sempre procurei tornar o processo da alfabetização uma experiência rica em percepções, ritmo, som e movimento onde a criança experimenta através de todo o corpo e alma, as formas da fala e a escrita. Descrevo os passos de como utilizar a Euritmia em sala de aula para alfabetizar... Normalmente a criança se alfabetiza através desse método num período de três meses.

6 Técnicas de relaxamento e Produção de texto.
Tem por objetivo trabalhar os conceitos do belo, do ético, da moral da saúde e da cidadania. Ao mesmo tempo elas proporcionam paz interior, desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, a organização pensamental e facilidade de expressão oral e escrita, tanto do aluno como do professor.

7 Formas orgânicas de multiplicação.
Desenvolvo passo a passo como a criança deve vivenciar e concluir por si mesma como é o processo da multiplicação que se inicia em um ponto na tabuada do zero e termina com um ponto na tabuada do 10. Ao mesmo tempo sempre trazendo o artístico para a sala de aula.

8 Atividades para Pré e Primeiro Grau.
Sugestão de exercícios a serem desenvolvidos em uma sala fechada para não haver dispersão, promovem o desenvolvimento sadio da criança evitando o desgaste emocional do professor.

9 História, Geografia e Ciência.
Tem por objetivo chamar a atenção do professor da importância de situar-se dentro do processo evolutivo da terra e da humanidade. Embasar todo o conteúdo histórico até hoje elaborado, em princípios éticos, filosóficos e morais. Entender a característica de cada povo, eliminar os preconceitos para um melhor equilíbrio e harmonia.
Entendermos o relacionamento da natureza com o homem.
Passar para os alunos não idéias abstratas, mas a vida mesmo, levando em conta as idéias construtivas do mundo. Ex. de exercício: A planta

10 Conclusão.
Espero oferecer percepções puras, puros conceitos para fixação, pois ensinar é transferir Imagens de um Homem para outro Homem.
Isto significa despertar, incrementar a fonte da inteligência do homem.
Despertar a inteligência no homem é ensiná-lo a sentir-se feliz.

Um comentário:

  1. Convite: Oi pessoal segue o endereço do yotube:
    O filme janocca parte 1- refere-se a apresentação do Quebra Torto,
    O filme janocca parte 2- refere-se a apresentação do meu livro” O Segredo da Aprendizagem”- transformando a rotina em ritual.
    Caso não consigam visualizar, cliquem no link 8º Festival da América do Sul


    http://www.youtube.com/watch?v=tukK7XmVr04

    ResponderExcluir

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.