14 de novembro de 2010

III- Cenários com Governança e Cenários sem Governança

       A governança em vários segmentos da sociedade e em conjunto com o Estado, desempenha um importante papel em prol da utilização regulada dos recursos naturais e a conseqüente conservação da integridade ambiental.
       Ela pode ser definida como um processo contínuo pelo qual interesses conflitantes ou divergentes podem ser solucionados e assim se adotar uma ação cooperativa. Envolve tanto organizações não-governamentais, como as governamentais, movimentos de cidadania e ambientalistas, associações e grupos de interesses exclusivos, interagindo com todos eles, os meios de comunicação.
        Contudo, na ausência de governança reconhecida, os impactos relacionados à implantação de qualquer projeto sempre ocorrerão sem contraposição organizada efetiva. Podendo gerar uma série de problemas sociais e ambientais, pois não há qualquer ação de controle efetivo na região, prevalescendo sempre os interesses dos grupos econômicos e sociais no poder.

OBS: Esses 3 posts em sequência foram baseados em:

http://siscom.ibama.gov.br/licenciamento_ambiental/Rodovias/BR%20319/Vol.5%20Progn%C3%B3stico%20Medidas%20Programas%20Conclus%C3%A3o/Vol.5%20Prognostico%20Medidas%20Programas%20Conclus%C3%A3o.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.