29 de novembro de 2010

A Escolha da Árvore de Natal

Estamos entrando na época em que a maior parte das famílias compra uma Árvore de Natal para decorar sua casa. A própria procura da árvore  já entusiasma adultos e crianças, e o ritual dos enfeites faz parte dos festejos de cada família.

Gostaria de lembrar-lhes alguns aspectos que poderão  ajudar na decisão pela compra de uma árvore natural:
1-As árvores naturais são biodegradáveis e constituem um recurso renovável. Por outro lado, as árvores artificiais são fabricadas com PVC, plástico e metal, ou seja, materiais que são ou prejudiciais ao ambiente, ou não renováveis.
2- A deliciosa e duradoura fragrância da árvore natural, e a beleza de sua folhagem verde são insubstituíveis, legando às crianças lembranças sutis da época natalina.
3-Há também o importante fato de ser ela um símbolo de vitalidade e  resistência às adversidades da vida, ficando a árvore artificial muito longe de evocar esses valores na alma das pessoas.
4-Hoje, as mudas oferecidas pelos viveiristas foram na sua maioria plantadas especialmente para esse fim, e estão envasadas (plantadas no vaso) há um bom tempo, possibilitam-nos assim transplantá-las para o sítio ou jardim após o Natal, com boas chances de que elas sobrevivam.
As Tuias (principalmente a Europa e Áurea) que são podadas para ficar com o tradicional formato, ocupam o primeiro lugar em popularidade como Árvores de Natal. Mas, felizmente, hoje já se diversificam as variedades oferecidas no comércio, e tanto as Cryptomérias (o tradicional pinheirinho de antigamente) como alguns Juníperos, também estão a venda.
Visibilidade que dão aos enfeites, fragrância e tato agradável, são alguns dos critérios que podem ajudar na escolha da espécie.
Ao comprar, observe bem se as agulhas das folhas estão firmes. não caindo ao passar da sua mão por elas. Se mais de 10 caírem, já é um aviso que aquela planta não está bem!
Cuidados:
Falta de luminosidade é o principal motivo pelo qual as mudas ficam abatidas quando vão para o interior das casas. Escolher um lugar próximo a uma janela,  ou uma fonte de luz, é fundamental para a saúde e durabilidade da planta .Outro fator importante são as regas, que deverão ocorrer todos os os dias (aproximadamente 1litro).A água é importante porque evita que as agulhas sequem e caiam, além disso preserva a fragrância da árvore.
Mantenha as luzinhas acesas apenas por poucas horas no dia, pois seu calor é fatal para a saúde das folhas.
Tudo isso garantirá que seu pinheirinho permaneça bonito e perfumado até o dia de Reis quando, pela tradição, deverão ser retirados todos os enfeites natalinos da casa.
Maria Eduarda M.Mendes

Leia outras dicas clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.