17 de outubro de 2010

Sheyla defende sua candidata para o 2º turno

A candidata que Sheyla (moradora do Alvorada) defende o voto no 2º turno é Dilma.Vejam suas respostas.

Perguntas:

1-A primeira pergunta é relativa ao programa de seu canditato e também sobre o programa do candidato oponente:
a)Escreva 3 aspectos bem objetivos do programa de ações de governo do seu canditato que você acha indispensáveis ao nosso país. Justifique essa importância.
b)Escreva 3 aspectos bem objetivos do programa de ações do candidato oponente que você acha muito ruins. Justifique essa sua opinião.
1 Parte A
a-1) Programas Sociais - "Manter e aprofundar a principal marca do governo Lula - seu olhar social - ampliando programas como o bolsa família e implantando novos, com vistas a erradicação da miséria no país..."
a-2) Meio Ambiente - "Fortalecer a proteção ao MA, reduzindo o desmatamento e impulsionando a matriz energética mais limpa do mundo, mantendo a vanguarda nacional na produção de biocombustíveis e desenvolvendo nosso potencial hidrelétrico; e cumprindo as metas voluntárias assumidas na Conferência do Clima, haja ou não acordo internacional."
a-3)Indústria Agricultura e Inovação - "...compatibilizar o desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio. Assegurar crédito, assistência técnica e mercado aos pequenos produtores e ao mesmo tempo apoiar os grandes produtores que contribuem decisivamente para o superávit comercial brasileiro."
Justificativa: dentre os diversos outros pontos programáticos, escolhi estes por entendê-los essenciais na construção de uma sociedade justa e sustentável.
A Parte B fica sem resposta pois não consegui encontrar o programa de governo do Serra. Em sua página na Internet o acesso ao programa requer senha, que eu não tenho e não pude conseguir nesse pouco espaço de tempo de que dispunha. Li seu discurso, mas não acho que possa me basear nele para avaliar seu programa de governo.

2-Nessa segunda pergunta, peço-lhe que:
a) Liste 5 ações notáveis e comprovadas (nada sem documentação de referência confiável) do seu candidato (pessoa física, não partido) que ao seu ver o gabaritam à presidência.
b) Liste 5 ações notáveis e comprovadas ( nada sem documentação de referência confiável ) que ao seu ver desabonam o oponente como candidato (pessoa física, não partido) à presidência.
Pergunta 2 Parte A
a-1) participação da Dilma na luta contra a ditadura militar, revelando coragem e compromisso democrático
a-2) programa Luz Para Todos e, na qualidade de membro do Conselho de Administração da Petrobrás, participou na introdução do biodiesel na matriz energética brasileira
a-3 )atuação competente na Secretaria de Minas e Energia do RS, que levou, dentre outros aspectos importantíssimos, a que o RS não sofresse o racionamento de enrgia entre maio de 2001 a fev de 2002. Vale ressaltar que já em 1999, Dilma alertou o governo federal para a iminência da crise energética no país.
a-4) coordenação de programas estratégicos como, por exemplo, o PAC
a-5) Como ministra da Casa Civil atuação decisiva na transformação do Brasil em um país que cresce e ao mesmo tempo distribui renda e combate as profundas desigualdades sociais
Parte B
As atitudes de Serra durante a campanha são, a meu ver, mais que suficientes para desaboná-lo. Acredito ser inadimissível a qualquer cidadão, mas especialmente a quem postula a presidencia do país, o uso da mentira, da calúnia e oportunismo.


3-Nessa 3ª pergunta, peço-lhe que:
a)Descreva com suas palavras como você vê a história do partido do seu candidato.
b)Descreva com suas palavras como você vê a história do partido do candidato oponente.
Pergunta 3
a) Embora tenhamos muitos motivos de críticas sérias, o PT no exercício da presidência tem sua trajetória marcada principalmente pelo olhar social, pela busca da superação da imensa desigualdade social, com diminuição clara e inequívoca da miséria e pela conquista do respeito ao nosso país nas relaçoes internacionais.
b) O PSDB também nos dá motivos para todas as críticas que temos ao PT, mas outras ainda mais sérias, como por exemplo, a política neo-liberal clara e inequíovoca, com sua ênfase no mercado e jamais na justiça social, a privatização de setores estratégicos para o desenvolvimento do país, o uso de aparato policial para enfrentar as manifestações populares, dentre outros.


Fale um pouquinho sobre sua própria trajetória política.


Na adolescência, em Assis-SP, período da ditadura militar no Brasil, fundamos, meus irmão, alguns amigos e eu, o Centro Cultural Brasileiro de Assis, que promovia e organizava palestras e atividades sócio-educacionais tanto nas escolas quanto para moradores de periferia. Nessa época também participei da fundação e desenvolvimento do MAP-Movimento de Ajuda ao Próximo, através do qual conseguíamos ajudas materiais junto a comerciantes e população em geral, para pessoas carentes. Também ajudávamos com cuidados a idosos doentes e crianças órfãs.
Durante a faculdade (Paulista de Serviço Social em São Paulo-SP), de março de 1977 a dezembro de 1980, fui diretora do Centro Acadêmico. Em nossa primeira gestão, abolimos os trotes em calouros, substituindo-os pela semana sócio-cultural de recepção aos calouros. Paralelamente, desenvolvi trabalhos sócio-políticos, através da saúde, na periferia de São Pulo (favela de Vila Prudente, Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Macedônia, dentre outros), primeiramente em conjunto com um grupo de estudantes de medicina.
Após a formatura, já em minha vida profissional, trabalhei como assistente social na Caixa Econômica Federal, por mais de vinte anos (em São Paulo, Brasília, Natal-RN e Fortaleza-CE), atuando em habitação e saneamento básico para a população de baixa renda. Paralelamente, trabalhos voluntários em instituições sociais.
Em linhas muito gerais, esta é a minha contribuição para o importante momento de escolha que vivemos em nosso país.
Grata e um abraço
Sheyla


Observação da moderação: ASSINE seus comentários senão serão deletados.Obrigada.

Um comentário:

  1. Perfeito Sheyla! também pensamos como você!!! ter tirado boa parte da população da miséria e elevado outro tanto para a classe média é INEQUÍVOCO! lembro que o país era vice-campeão mundial em desemprego quando Serra foi ministro (modelo neo-liberal total). Entendemos que o universo deve conspirar para que a Verdade vença a Mentira... (sobre a atual campanha caluniosa e despolitizada)

    ResponderExcluir

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.