23 de outubro de 2010

As flores que vão para a mesa!



CHAGUINHA OU CAPUCHINHO (agora em flor em muitos jardins do bairro)

Família Tropaeolaceae (3 gêneros e 89 espécies).
Ocorre nas montanhas da América do Sul e Central. Suas espécies são ervas, muitas vezes trepadeiras, mas sem gavinhas: são os pecíolos que se enrolam. Muitas espécies apresentam raízes tuberosas.

CHAGUINHA
Diz uma lenda, que um indígena peruano descia uma das encostas dos Andes, carregando uma sacola cheia de ouro, quando foi atacado pelos espanhóis. Ele desesperado implorou a seus deuses que escondessem seu ouro. Na luta entre ele e os espanhóis, as pepitas de ouro rolaram encosta abaixo e de cada pepita nasceu uma flor luminosa, dourada, a chaguinha. A chaguinha ou capuchinho, uma das mais conhecidas flores comestíveis, apresenta flores vistosas, que vão de amarelo a vermelho, a mais comum sendo a alaranjada. É conhecida como “nasturtium” entre os homens que falam inglês. A idéia de usar suas pétalas em alimento vem do Oriente. Por sua beleza tornam um prato muito bonito, como enfeitando saladas e as pétalas quando misturadas à manteiga dão uma coloração muito atraente e um gosto interessante. Essa manteiga pode ser espalhada ligeiramente sobre alguns cozidos, como brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas. As flores têm um gosto apimentado e assim podem até substituir a mostarda ou o agrião em sanduíches. As flores são colocadas em vinagre para curtir. Podem ainda ser empanadas ou colocadas em macarrão, em omeletes e suflês ou serem cristalizadas. Flores de chaguinha recheadas com guacamole são uma delícia! Tanto o vinagre de vinho branco ou tinto, como o de maçã, podem ser aromatizados com flores de chaguinha. Seus frutos podem substituir a alcaparra e são bem mais baratos – na Inglaterra são conhecidos como a ‘alcaparra dos pobres’. As folhas também podem ser colocadas em saladas ou empanadas.

SALADA DE MACARRÃO COM CHAGUINHA
            Quanto à beleza desta salada, não é preciso dizer nada!

10 flores de chaguinha
1 cenoura em rodelas, ligeiramente cozidas
1 funcho
100g de ervilhas cozidas (ou de lata)
150g de maionese
150g de ricota
50g de alcaparras
50g de azeitonas verdes, sem caroço
sal, a gosto
pimenta-do-reino, a gosto
500g de macarrão
            Misturar a ricota com a maionese, até ficar um molho bem cremoso. Juntar as rodelas finas da cenoura, o funcho em pedaços pequenos, a ervilha, as azeitonas e a alcaparra. Verificar o sal. Cozinhar o macarrão e deixar esfriar. Misturar o molho com o macarrão e colocar em uma travessa. Polvilhar com pimenta-do-reino. Enfeitar com as flores de chaguinha.

VINAGRE DE CHAGUINHA

1 litro de vinagre de vinho branco
2 xícaras de flores de chaguinha
            Colocar as flores em um vidro e cobrir com o vinagre. Fechar e guardar em local claro por duas semanas. O mesmo pode ser feito com flores de violeta.

Tropaeolum majus L. - é originária do Peru e foi introduzida na Europa no século XVI, quando sementes trazidas das Índias Ocidentais chegaram à Espanha. É uma anual, que pode atingir vinte e cinco centímetros de altura e ao se espalhar cobre boa extensão do terreno ao seu redor. Floresce na primavera e verão. As folhas são arredondadas. A planta prefere locais com sol o dia todo. O solo não deve ser adubado, pois em solo rico produz muitas folhas e poucas flores. A propagação é através de sementes.
Texto do Livro: Entre o jardim e a horta – as flores que vão para a mesa
Gil Felippe (2005).Com lindas ilustrações em aquarela de Maria Cecília Tomasi
Editora SENAC São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.