3 de outubro de 2010

Lixo orgânico em Botucatu e no Bairro Demétria

A composição física, média, dos RSU ( resíduos sólidos urbanos) do município de Botucatu, é a seguinte:
Componentes Média (% em peso):
Matéria orgânica 74,11
Papel/papelão 7,61
Metal 3,86
Plástico 8,41
Vidro 1,99
Outros 4,02
Fonte: OLIVEIRA (1997).

Esses dados nos confirmam a importância de fazermos aqui no Bairro Demétria uma destinação adequada ao nosso lixo orgânico! Não coloquem orgânicos nos sacos de coleta seletiva!
Vejam aqui como esse lixo é reaproveitado na elaboração de composto orgânico (ainda não é o caso de Botucatu!) nos municípios onde há usinas de compostagem:
Como será que os restaurantes do Bairro Demétria lidam como com seus resíduos orgânicos?

3 comentários:

  1. Não é preciso esperar que a prefeitura faça um projeto de compostagem para o lixo orgânico. Basta que cada um de nós faça o seu composto em casa. Na minha casa eu composto inclusive papel branco e papelão e buchas vegetais. Faz-se um monte com camadas alternadas de palha e de lixo, sendo a mais externa sempre de palha. O monte deve atingir mais ou menos 1,20 m e deve ter forma trapezoidal. Depois de atingir a altura desejada, deve descansar e ser revolvido a cada 15 dias, estando pornto em mais ou menos 45 dias. Para evitar cheiro e moscas aplica-se EM a cada semana (microrganismos eficazes, da agricultura natural de Mokiti Okada) que se compra através da igreja messiânica (fica na rua Costa Leite, perto da pizza frita Simião). Além disso pode-se aplicar preparados biodinâmicos (se o desejo for um composto biodinâmico) e fazer o composto na sombra, especialmente do sabugueiro, planta que ajuda na fermentação. Quando pronto, espalha-se o material no local fazendo um canteiro e planta-se verduras, legumes, condimentos, abacaxi, flores etc, ou uma árvore. Outra alternativa é o minhocário, que pode ser feito de alvenaria (útil para os restaurantes) ou então pode ser comprado o minhocasa que é um minhocário prático para compostagem de pequenas quantidades de lixo doméstico.

    ResponderExcluir
  2. Denise,
    Você poderia fotografar seu composto? Gostaria de fazer um post com esse seu comentário.
    Grata, Eduarda

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduarda. Ele ainda está pequeno. Não atingiu a forma trapezoidal. O último que estava bem bonitão, já foi usado e me rendeu dois lindos brócolis e quatro nabos gigantes. Mas ultimamente já tenho deixado de plantar hortaliças, pois estarei me mudando no início de janeiro. Se este que estou fazendo no momento atingir um tamanho ideal antes de eu me mudar, então sim fotografaremos, ou se interessar pegar um no meio do caminho, pra mim tudo bem.

    Abraços e obrigada

    Denise

    ResponderExcluir

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.