13 de outubro de 2010

As pilhas não devem ir para o lixo!

Em Botucatu existem alguns postos de recolha de pilhas usadas.Costumo levar as minhas no Supermercado Jaú. Onde vocês levam as suas?


Impactos ambientais das pilhas:
Dos constituintes das pilhas aqueles que apresentam maiores problemas para o ambiente, principalmente pelo seu elevado tempo de permanência, são os metais pesados. A definição de metal pesado varia ligeiramente consoante a perspectiva seja puramente química, ou seja considerada do ponto de vista da química ambiental. Assim, segundo a perspectiva química, os metais pesados são elementos com elevados números atômicos que formam sulfuretos insolúveis, ou, mais claramente, se combinam facilmente com doadores de elétrons tais como o enxofre ou o sódio. A perspectiva ambiental define os metais pesados como elementos traço que ocorrem na litosfera abaixo de 0,1% em massa que dão origem a reações biogeoquímicas com libertação de substâncias radioquímicas.
Quando as pilhas são depostas no solo e ao longo do tempo se vão deteriorando, os seus componentes espalham-se e infiltram-se provocando a contaminação dos solos e podendo mesmo atingir os lençóis freáticos. O tempo de permanência dos metais pesados no solo é elevadíssimo, dando-se ao longo de muitos anos a incorporação na cadeia alimentar com consequências, por exemplo, ao nível da toxicidade dos metais. Particularmente, no processo de compostagem, a presença das pilhas reduz significativamente a qualidade do adubo orgânico, podendo inclusivamente inviabilizar a sua utilização para a agricultura devido ao excesso dos metais pesados.
Quando da deposição na água, dá-se a absorção dos metais pelos sedimentos de matéria orgânica e da argila presentes na água. Este meio torna-se então equivalente ao solo em termos de tempo de permanência. Os metais decompõem-se em tóxicos bioacumulativos com incorporação na cadeia alimentar (moluscos, peixes,…). O mercúrio por exemplo, quando incorporado no corpo humano provoca problemas ao nível do sistema nervoso central com consequências aos níveis sensorial, motor e psicológico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.