22 de outubro de 2010

Sessões de Cinema no Bairro Demétria: Sexta (22/10) e Sábado (23/10) !

Sexta-feira 22, e sábado 23 de outubro, às 20h, vou projetar dois filmes no espaço ao lado do Restaurante Celeiro (antigo Straat Burity).

Os filmes serão projetados no marco do Laboratorio Experimental de Cinema, Caos e Liberdade. Um projeto que estou desenvolvendo para pesquisar métodos de inclusão da potencia cinematográfica na educação formal.

Nesse caso gostaria de conversar sobre as idéias e formas desenvolvidas nesses filmes. Que dispositivos formais são utilizados para construir essas idéias. Como as idéias orientam a forma do filme.

Antes dos filmes serão apresentados curtas experimentais que apelam para um sentido mais perceptivo que cognitivo. Neste caso o objetivo é observar e perceber as estruturas e ritmos construidos pelas imagens. Conhecer e desfrutar de uma potencia do cinema que é pouco difundida e pouco entendida.

Pedro

 
Programação

Sexta, 22 as 20h - Crônica de um Verão (Chronique d'un Étè, França, 1960), de Jean Rouch e Edgar Morin

"Crônica de um Verão coloca em crise o documentário clássico-idealista, simulador de apreensão ou síntese do real, e reiventa a não ficção como linguagem e como conceito. (...)"
"(...)Tanto a arte como as ciências (não só humanas), quando conscientes de sua inserção na vida e despidas de ideais totalizantes-enganadores, têm compromisso com as dúvidas."
Cleber Eduardo

Sábado, 23 as 20h - O Silêncio (Sokut, Irã, 1998), de Mohsen Makhmalbaf

Mohsen Makhmalbaf
"O filme faz referência a minha infância. Minha avó que era muito religiosa sempre me dizia: “ Se você ouvir a música, você vai para o inferno”. Ela fazia eu colocar meus dedos no ouvido quando saía pela rua, para não escutar nenhuma música. Era para o meu próprio bem. A primeira música que escutei foi a 5ª sinfonia de Beethoven, e fui profundamente afetado pelo esplendor da peça. Desde então as quatro notas ficaram em minha mente, como um poder magnético da música. Um ferreiro que trabalhava para nós disse que um dia, enquanto estava no ônibus, ele tinha tentado seguir um dos passageiros pois se sentiu atraído pela música que ele estava a ouvir, e ele tinha se perdido. Foi assim que eu tive a idéia para o filme."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.