20 de outubro de 2010

Bolo de Fubá com Fécula de Araruta

Colaboração da Denise do Atiaia


BOLO DE FUBÁ:


2 copos de fubá orgânico
3:4 copo de fécula de araruta
2 colheres sopa azeite de oliva
1 copo de iogurte ou kefir
3 ovos caipiras
3:4 xícara de açúcar orgânico
canela e erva doce


Bata as claras, juntando o açúcar aos poucos até ponto de suspiro. Bata no liquidificador as gemas, iogurte, fubá araruta e azeite. Transfira para uma tigela grande, coloque a erva doce a gosto. Junte as claras com cuidado. Coloque numa fôrma de buraco no meio untada com azeite e enfarinhada com araruta. Polvilhe açúcar e canela na superfície. Asse em forno médio a baixo, pré-aquecido, até que doure e as laterais se despeguem da fôrma (mais ou menos 1 hora e 15 min).




Araruta: raíz nativa do Brasil usada antigamente para fazer bolachas, bolos e pães. Hoje quase extinta, está sendo reintroduzida em Seropédica, projeto de agricultura orgânica da  UFRJ:

Um comentário:

  1. Serviço
    Araruta do senhor Pedro Augusto Borges Coni – contatoararuta@hotmail.com, (75) 8129-1719, Conceição de Almeida (Bahia). Cada 100g custa R$ 5,00 mais a despesa do correio. O pedido mínimo é de 500g.

    A Embrapa tem uma cartilha que aborda as técnicas de plantio, adubação, cultivo e preparo da araruta, com várias receitas. Custa cerca de R$ 30,00. Informações tel. (21) 3441-1500, ramais:1594/1597.

    ResponderExcluir

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.