9 de dezembro de 2010

Plantas em torno da Piscina:

Ao escolher as espécies para o entorno da piscina deverão ser consideradas algumas qualidades necessárias ao lugar:

1-Fazer pouca sombra
2-Raizes que cresçam pouco, para não causarem infiltrações
3-Folhas bem grandes que quando caírem na água serão facilmente retiradas

Basta olhar os critérios acima, para logo perceber que a principal escolha recairá sempre nas palmeiras. Outras espécies, contudo, poderão também ser usadas separadamente ou em conjunto com elas. Mas, a atenção de guardar pelo menos dois metros de distancia da borda, e evitar a todo custo plantas de folhas pequenas (por ex.Sibipiruna), ou que caiam no outono e inverno (por ex.Ipê), são medidas que garantirão o não entupimento do ralo, e uma trabalheira desnecessária com a limpeza da piscina.

Outro cuidado a ser tomado no paisagismo de piscinas e arredores é o de se preservar os saudáveis raios de sol da manhã (Leste, Nordeste), plantando-se nessa face somente árvores e arbustos de pequeno porte, de forma que não sombreiem a piscina. Já a área da churrasqueira, poderá sem problemas ser sombreada por árvores e trepadeiras, e ao seu lado, um canteiro com ervas aromáticas será sempre bem vindo.

Em conjunto com as palmeiras ou outras árvores escolhidas, pode-se plantar canteiros com arbustos que floresçam em diferentes épocas do ano, e forração de flores ou folhagens coloridas.

Plantas com raízes poderosas e invasivas (por ex. Flamboyant, ou Ficus) devem ser evitadas a todo custo, pois a procura de água poderá danificar as paredes e tubulação da piscina!
 
Para pessoas alérgicas, a única grama que não causa irritação na pele é a grama esmeralda, porem ela além de ser bem mais cara, exige regas periódicas em toda a época da seca.

Um jardim próximo a piscina bem planejado, tornara a área agradável e com uso, inclusive durante todo o inverno, ou mesmo a noite:
A iluminação artificial não só da piscina, como do seu arredor (caminhos e canteiros), feita de forma artística e estratégica, é fundamental para se ter mais um espaço seguro e agradável, para festas e reuniões a noite.
(Maria  Eduarda Machado Mendes)

Leia outras dicas clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.