12 de dezembro de 2010

O jardim de quem vai construir

Quando planejamos uma casa, pensamos exaustivamente em todos o detalhes, desde o tipo de telhado, passando pela disposição e tamanho do cômodos, até todos os materiais de acabamento. Porém, na grande maioria das vezes, as pessoas só vão pensar no jardim após o termino da obra. Ai começam as surpresas, e também os problemas, por não ter sido feito um planejamento prévio.

A primeira grande surpresa, são as caixas de inspeção, tanto elétricas quanto de água e esgoto: espalhadas pelo quintal todo, e de forma, na maioria das vezes, de difícil solução estética para o jardim. O escoamento da água das chuvas é outro grande desafio que deveria ser bem planejado, pois a presença de calhas ou não, localização de grelhas, drenos e caixas de captação , se não forem pensados com antecedência, costumam atrapalhar bastante a implantação do jardim.
Já aconteceu, por exemplo, de eu ver um jardim ser totalmente detonado pelas chuvas, em um prédio aqui de Botucatu, cuja área de lazer não possuía ao final da execução, nenhuma grelha de captação da água das chuvas, nas suas rampas de circulação!
Locais do telhado onde não serão colocadas calhas, deverão ter  também, atenção redobrada, afim de se criarem condições nas quais as plantas não se danifiquem.

Se muita água pode ser problema, a falta da mesma também será. Nada pior que um quintal com falta de torneiras, ou com torneiras quase sem pressão, quando são abastecidas com água da caixa e não da rua. Mangueiras de borracha para irrigação enormes, desestimulam qualquer amante da jardinagem! Por isso, pense antes de construir, e coloque a cada 15 metros um ponto de água, e não se esqueça do  ralo ou dreno no chão logo abaixo.

Um outro aspecto importante é a insolação: Os amantes de flores deverão reservar para o jardim, uma área das faces Leste e ou Norte. Não há como fazer milagres e plantar flores carentes de sol, numa face Sul...

Quem pretende utilizar o jardim a noite, ou iluminá-lo para embelezar a casa ou  mesmo por motivo de segurança, deverá planejar a fiação e pontos de iluminação previamente, para depois não haver quebra quebra de paredes. O material que protegerá os fios sob a terra, deverá ser de primeira qualidade, evitando-se assim  infiltrações de água, perigo de choques, e curtos-circuitos.

Jardineiras, quando houver, devem ser muito bem impermeabilizadas (como se fossem uma piscina), e também possuir escoamento para a água das chuvas.

Tomando-se essas precauções, o agradável momento de implantação do jardim, não se tornara um pesadelo...
Maria Eduarda Machado Mendes

Leia outras dicas clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.