27 de setembro de 2010

Mangueira

Mais uma dica de livro do meu Professor Gil Felippe com interessantes informações botânicas para um público ampliado: Árvores Frutíferas Exóticas.Esse livro e o de Árvores Frutíferas Brasileiras são ilustrados com fotos da editora, mas a foto abaixo eu tirei do Google imagens:
MANGUEIRA
Mangifera indica L.
Classificação botânica
divisão angiospermas
classe dicotiledôneas
família anacardiácea
gênero Mangifera
espécie Mangifera indica L.
batizada por Lineu (1707-1778)

Características da planta

FRUTO
ÁRVORE
nome popular
manga
mangueira
Outros nomes
mango em inglês e espanhol, mangot em francês, manja em holandês; mangou ou mangoro em muitos países a fricanos; amb na Índia e amra no arquipélago malaio
-de-manga
Tipo
Drupa
sempre-verde
Propagação

germinação de sementes, enxertia e estaquia

A mangueira é originária do sudeste da Ásia, do arquipélago malaio. Já era domesticada na Índia há mais de quatro mil anos. De lá foi para China e Vietnã. Os persas a levaram para a costa ocidental da África no ano 1000. No século XVII, os portugueses introduziram-na no sul da África e no Brasil – de onde saiu para as Antilhas e para o México.
Em Goa, na Índia, os portugueses, realizaram uma seleção de mangueiras, escolhendo aquelas que apresentavam frutos de qualidade. As melhores variedades da época foram trazidas para o Brasil.
A manga bourbon foi uma das primeiras introduzidas aqui. Outra bem antiga é a espada. Além dessas, há muitas outras variedades, como a extrema, a carlota, a coração-de-boi, a haden, a irwin, a zill, a tommy-atkins, a manga-rosa, a coquinho. Todas são tão apreciadas que a fruta é conhecida como “a rainha das frutas tropicais” ou “maçã dos trópicos”.
Na cidade de Belém, capital do Pará, as ruas são arborizadas com mangueiras. Algumas são muito antigas, enormes. Na época de frutificação, elas até vergam com o peso das frutas!
No Brasil não existem mangueiras selvagens. Elas, porém, podem ser encontradas ainda hoje nas florestas de Sri-Lanca, ao pé do Himalaia e nas ilhas Andaman, no golfo de Bengala.

A árvore
Você sabia que há mangueiras com 300 anos de idade? Vistosa, a planta pode chegar a 30 metros de altura. A copa, muito frondosa, nos protege do sol. A raiz principal é muito comprida, chegando a seis metros. As folhas grandes são róseas-avermelhadas quando bem jovens; depois, ficam verdes e brilhantes. As flores aparecem na primavera, em inflorescências nas pontas dos ramos. Há flores hermafroditas e de um sexo só (masculinas ou femininas). Os frutos têm tamanho e peso diferentes, dependendo da variedade. A gente come a polpa amarelo-alaranjada, às vezes macia, outras vezes fibrosa, rica em vitamina A e C. O caroço é fibroso. A semente, formada por dois cotilédones volumosos, tem tempo de vida (viabilidade) curto: cerca de 80 dias.
A família da mangueira, a anacardiácea, tem muitos gêneros. O da mangueira, Mangifera, tem entre 40 e 60 espécies, todas tropicais, ocorrendo apenas na Ásia.

Usos
A melhor maneira de apreciar a manga é ao natural. Mas doces, sorvetes e sucos também são muito gostosos. Com a fruta podemos fazer um molho para acompanhar carne assada de aves ou de porco. Trata-se do chutney, preparado com sal, vinagre, gengibre, sementes de mostarda e muita pimenta.
Quando houver muita manga e não der para usar tudo de uma vez, é só congelar. Mas é necessário certo cuidado. A fruta deve ser descascada e cortada em fatias grossas, rapidamente mergulhadas em suco de limão e depois colocadas em vasilhas bem fechadas, colocadas no congelador. O suco de limão evita que a manga perca sua bela cor alaranjada, pois inibe a oxidação.

Sorvete de abacaxi com manga e figos

Ingredientes
sorvete de abacaxi
1 manga
4 figos em calda

Modo de fazer
Cortar em fatias a manga e os figos em calda.
Em pratos de sobremesa, dispor o sorvete de abacaxi.
Em cima dele colocar fatias de manga e de figo.

Veja mais sobre o livro e o autor aqui: http://www.caminhos-da-ciencia.com.br/frutiferas.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.