22 de setembro de 2010

Grupo de Feltragem em Lã

Começarei a divulgar aqui o trabalho de diversos artesãos do Bairro Acompanhe!
A feltragem – o processo de fazer feltro – é no fundo a a transformação mágica de pedaços de fibras de lãs numa durável e fascinante tela não tecida e é a mais velha forma conhecida de fazer um textil.
Pensa-se que o feltro terá tido origem na Ásia (vestígios arqueológicos foram encontrados nesta zona e datam de 600 A.C.) mas diz-se que o homem já conhecia a fabricação do feltro muito antes desta data. Desde essa altura que o feltro é utilizado como forma de protecção ou decoração – desde roupa, mantas e tapetes, até as tendas dos nômades asiáticos.
Há algumas lendas sobre a origem do feltro.
Fica a referência a uma que acho engraçada e que acontece na Arca de Noé.
Num espaço pequeno com vários animais, entre os quais ovelhas, o calor fazia os ditos animais perderem a lã. Com a acção da urina sobre a lã e os pelos caidos e pela fricção das patas dos animais em cima da mesma o resultado foi um grosso tapete que cobria o chão da arca. Esta lenda explica em breves palavras o processo da feltragem.
O feltro é produzido pela pressão das fibras de lã ou seda que o compõem, condensando-as. São as fibras amontoadas e condensadas que dão a estrutura ao feltro.
O feltro pode ter qualquer cor e pode ser feito em qualquer forma ou tamanho. Há tipos de feltro mais ou menos macios.(texto adaptado de http://www.feel4felt.com/)
Abaixo, um trabalho feito no Grupo de Feltragem em Lã do Espaço Perséphone Arte & Terapias :
Saiba mais sobre feltragem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.