26 de setembro de 2010

Reflexão sobre a Condição das Pessoas com Deficiências

Na sequência de textos enviados por moradores e amigos temos hoje uma sensível contribuição da amiga Sheyla Ferraz:


21 de setembro – Dia Estadual da Pessoa com Deficiências

Na data em que se comemora o Dia Estadual da Pessoa com Deficiências, eu me pergunto O QUE e SE podemos, de fato, comemorar. –Como comemorar se em pleno século XXI ainda nos deparamos com desrespeitos frequentes às vagas reservadas em estacionamentos públicos, se as calçadas e vias públicas não oferecem as mínimas condições favoráveis ao ir e vir, se ainda persistem em grande número estabelecimentos públicos sem a mínima condição de acessibilidade, e etc.etc.etc.ou seja, a invisibilidade social, que tanto sofrimento causa aos deficientes e àqueles que os amam. Mas, pior que tudo, a dramática falta de amigos no convívio íntimo. Porque, ser Amigo de um deficiente implica, necessáriamente, em generosidade e altruísmo, qualidades tão difíceis de encontrar nesses nossos tempos de exacerbado individualismo.

Entendo que o melhor motivo de comemoração seria o despertar da consciência de cada um de nós para a grandeza de se envolver solidária e amorosamente com as pessoas deficientes ao nosso redor, buscando conhecer suas necessidades e seus direitos, a fim de ajudar a tornar concretos na vida cotidiana todos os direitos destas pessoas.

O envolvimento com elas, seja no convívio doméstico, nas escolas, nas relações de vizinhança ou através de instituições/órgãos públicos, na elaboração e na efetivação prática das políticas de defesa de direitos e atendimento de necessidades, gera ganhos reais e substanciais para os dois lados: para aqueles que recebem e se beneficiam com os serviços e também para aqueles que, dedicando-se ao deficiente recebem, além da gratidão deste e de seus familiares, insumos para seu próprio desenvolvimento individual, com a sedimentação em si dos mais significativos valores humanos, como a capacidade de ser solidário e altruísta, a afetividade, a generosidade, a prática do Bem enfim.

“Salutar só é quando no espelho da alma humana se forma a comunidade inteira, e na comunidade vive a força da alma individual. Eis o princípio da ética social” Rudolf Steiner 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.