30 de setembro de 2010

Kântele


Flávia Betti foi a professora de música dos meus filhos desde quando tinham 3 anos! Foi com ela que eles aprenderam a tocar Kântele e amar a música. Não tenho dúvidas que isso constituiu a base sólida onde hoje se sustenta toda sua musicalidade.
Leiam o texto sobre Kantele que ela enviou para o Blog:

O Kântele é uma pequenina harpa e tem a seguinte escala pentatônica: Ré, Mi, Sol, Lá, Si.  Como o nome mesmo diz, é uma escala de cinco tons. As escalas pentatônicas eram muito usadas na antiga China, quando o estado de consciência da humanidade lhe permitia ainda ter acesso ao mundo espiritual. Não havia ainda uma separação tão grande do mundo físico e do espiritual como nos dias de hoje.

O kântele nos traz essa incrível possibilidade. Nossa consciência é imediatamente modificada. Uma chuva de gotas sonoras finíssimas cai sobre todo o ambiente. Claridade e paz penetram confortavelmente em nossa alma. Relaxamos...suspiramos...às vezes, choramos!

Se existe um instrumento capaz de trazer aconchego, amor e suavidade, esse instrumento é o kântele.

 Um portal dourado do qual nos é permitido aproximar só do limiar. Através dele a luz dourada do sol vem transpassar o caos e a ansiedade e aquecer nossos corações.

Flávia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.