7 de janeiro de 2011

Efeito estufa

Existem hoje seis bilhões de pessoas na face da Terra e cada uma consome em média oito toneladas de recursos minerais por ano. Há um século, a população era de 1,5 bilhão e o consumo era menor do que duas toneladas per capita. O impacto total hoje é 16 vezes maior (48 bilhões de toneladas). O homem se tornou uma força de proporções geológicas, já que as forças naturais (vento, erosão, chuvas, erupções vulcânicas etc.) também movimentam cerca de 50 bilhões de toneladas por ano.
Das 8 toneladas que cada ser humano movimenta, 1 tonelada é carbono lançado na atmosfera sob a forma de dióxido de carbono (CO2) que é o resultado da combustão de combustíveis fósseis.
A atmosfera da Terra é quase totalmente transparente à radiação solar incidente. Uma pequena fração dessa radiação é refletida de volta para o espaço, mas a maior parte dela atinge a superfície do planeta, principalmente sob a forma de luz visível, onde é absorvida e reemitida como radiação térmica em todas as direções sob a forma de radiação infravermelha (calor).
99% da composição da atmosfera é formada por nitrogênio e oxigênio que permitem a passagem de luz e calor, mas o dióxido de carbono não é transparente à radiação térmica, e atua como um “cobertor” ao redor da Terra, em conseqüência ela se aquece. O funcionamento é similar àquele que permite o crescimento de vegetais e flores dentro de estufas mesmo durante o inverno.


Conseqüências do Efeito Estufa:

• A temperatura média da superfície terrestre aumentou desde o fim do século XIX.
- A temperatura media subiu de 0,4 a 0,8 °C a partir de 1860.
- Globalmente, as temperaturas mínimas cresceram, a partir de 1950, com o dobro da velocidade com que cresceram até 1950.
- A década de 1990 foi a mais quente do século XX e o ano 1998 o mais quente do século.
• O aumento da temperatura media da superfície da Terra deverá se situar entre 1,5 e 4,5°C, quando a concentração de CO2 dobrar.

• O nível dos oceanos continua a subir.
- O nível dos oceanos subiu de 10 a 20 centímetros no século XX, devido à expansão da água. O aumento foi maior no século XX do que no século XIX.
- O aumento do nível dos oceanos deverá se situar entre 0, 14 a 0,70 metros até o ano 2100, e está se acelerando.
• A precipitação de chuvas continua a aumentar em muitas regiões.

A cobertura de neve e gelo sobre os continentes continuou a decrescer.

Estão ocorrendo mudanças nos padrões de circulação da atmosfera bem como um aumento do número de eventos climáticos extremos.

Prof. José Goldemberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.