24 de janeiro de 2011

Novo acordo ortográfico

Hoje, ao escrever a palavra tranquilo, lembrei do novo acordo ortográfico (e deixei o trema de lado).
Em vigor desde janeiro de 2009, o novo acordo ortográfico busca a uniformização da grafia dos países lusófonos (ou seja, países que falam o português como língua oficial).
Além do Brasil, também participam do novo acordo ortográfico: Portugal, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste.
Foi estipulado um prazo de adaptação às novas regras de grafia: de janeiro de 2009 até dezembro de 2012, período em que será aceito tanto a grafia anterior quanto a nova.
Portanto, a partir de 01 de janeiro de 2013 a aplicação das novas regras ortográficas passará a ser obrigatória.
Enquanto isso, eu, com minhas reflexões sobre o tema, pensei que metade do tempo de adaptação já se passou e eu não estou adaptada sequer à metade das novas regras!
Assim, para correr atrás do meu prejuízo e também para ajudar outros que estão na mesma situação do que eu, postarei por aqui, em doses homeopáticas, as mudanças trazidas pelo novo acordo.
Quem sabe assim poderemos iniciar 2013 tendo as novas grafias como nossas velhas conhecidas!
Também buscarei escrever meus posts de acordo com a “nova ordem gráfica” (qualquer escapadela, aceito puxões de orelha!).

Observação 1: aos mais interessados no assunto, indico um guia prático da Michaelis, disponibilizado em PDF para download, no site da Livraria Melhoramentos (clique aqui para acessar). Basta salvar no seu computador e você fica com um guia só seu para aqueles momentos de dúvidas cruéis (sim, cruéis, pois esta não muda com o novo acordo!).
Observação 2: Além do download do guia da Michaelis, também decidi comprar um livro sobre o tema (um pequeno guia prático), coisa de quem (penso eu) passou um terço da vida sem internet e ainda se sente mais segura com um livro na mão do que com mil compilações digitais.
Estudemos pois!
(publicada no site Olhares - Fotografia on line)

Um comentário:

  1. Vou seguir atentamente cada post sobre esse tema, pois também estou por fora das novas regras e só sei algo muito vago:-que o acento diferencial caiu e o hífen,na maioria dos casos, também. Vai ser muito útil.Obrigada!

    ResponderExcluir

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.