9 de janeiro de 2011

Janeiro no jardim


Janeiro é o mês que nos dispomos a novos hábitos e o jardim pode ser um bom palco para realizá-las ! Comece observando atentamente cada canto de seu jardim e percebendo o que já está bem e o que precisaria ser mudado. Paralelamente, estude o cultivo e os hábitos de novas plantas e veja, com calma, se elas se adaptam às condições do seu jardim. Pessoas que compram plantas por impulso, não são as que tem um belo jardim. Questões como o tamanho que a planta alcança na idade adulta, e suas necessidades de água e luz, devem ser cuidadosamente pesquisadas.
Nesse mês, o principal trabalho no jardim é o de se retirar as ervas daninhas, manter o gramado aparado , e arrancar todas as flores murchas, exceto aquelas que você irá conservar para obter sementes. Isso faz com que o número e o tempo da florada sejam maiores, pois a formação de sementes completa o período de floração mais cedo. Já as flores que servirão de matrizes de sementes, e  portando serão mantidas quando murcharem, deverão ser escolhidas entre as mais belas, e então ser previamente marcadas com um durex no caule para posterior identificação. Quando for colher as sementes faça-o em dia quente e seco, e no final do dia, para que com a umidade do orvalho da manhã não as mofe. Então, ponha- as para secar em lugar seco e protegido do tempo, devidamente marcadas por etiquetas.
A poda das plantas que terão sua florada apenas no inverno, deve ser feita agora. Folhas e galhos doentes também devem ser retirados, e se possível queimados. Evitando-se assim que as doenças se espalhem.
Ramos ladrões de roseiras e trepadeiras também devem ser retirados nessa época, e os demais cuidadosamente amarrados e guiados.
Algumas flores tais como rosas, gladíolos, etc. podem ser cortadas para a decoração da casa, lembre-se de fazê-lo no momento exato em que estiverem para abrir, com exceção das dálias e suas semelhantes, que devem ser colhidas quando já estiverem totalmente abertas.
Este é um bom mês para se fazer estacas. O corte da base das mesmas, deve ser na diagonal e o do ápice reto. De  três a quatro olhos (gemas) devem estar presentes em cada estaca.
O tipo de solo deve ser o mesmo que a planta adulta precisa. Assim, por exemplo, hibiscos ficarão bem em solo rico e úmido e suculentas, como a flor de maio, em solo arenoso. Neste último tipo de plantas (suculentas), aliás, as estacas deverão secar por 24hs antes de serem plantadas.
Por se tratar de um mês com vários dias chuvosos, escolha um desses dias para adubar suas plantas, seguindo as orientações de dosagem do fabricante.
Texto: Maria Eduarda M.Mendes

Leia outras dicas clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.