1 de agosto de 2011

Plantio de Batata na Fazenda Demétria

Plantio de Campo de Batata Biodinâmica na Fazenda Demétria:

Paulo Cabrera, um dos agricultores responsáveis pela fazenda explica para um grupo de visitantes como se dá o manejo da cultura de Batata na Fazenda Demétria: -agora as mudas já estão no momento de receberem terra na base dos caules de onde brotarão as novas batatinhas.

 Esses legumes, como todos os produzidos na fazenda são livres de adubos e defensivos químicos e podem ser adquiridos nas duas feiras realizadas semanalmente em São Paulo, na lojinha do Sítio Bahia ou através do inovador programa CSA-Demétria.

Paulo Cabrera explica o "chegar da terra na base do caule da batatinha"...(Foto Alvio)
Entenda esse processo:
Quando as hastes das plantas estiverem com 25 a 30 cm de altura, aproximadamente aos 25-30 dias de plantio, faz-se a amontoa, ou “chegamento’ de terra, em ambos os lados da fila de plantas, formando um camalhão com cerca de 20cm de altura. Esta operação visa a proteger os tubérculos mais superficiais contra a exposição direta dos raios solares, que causam escaldadura e esverdeamento dos mesmos.
Dependendo da intensidade das chuvas e do estado vegetativo da cultura, pode ser feita uma segunda amontoa aos 60 dias de plantio para evitar que os tubérculos sejam expostos à luz e fiquem esverdeados, tornando-os inadequados ao consumo. A amontoa manual ou mecânica funciona também como controle de plantas danínhas. Fonte:Batata.net
Capo de Batatas na Fazenda Demétria Btu SP (Foto Eduarda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.