28 de agosto de 2011

Com vontade de saborear um acarajé?

Então apareça hoje lá na barraquina da Escola Aitiara na Festa do Folclore e saboreie um  autêntico e saboroso acarajé!!!

“Todo mundo gosta de acarajé / O trabalho que dá pra fazer é que é”

Baiana do Acarajé, quadro de Carybé

Danças folclóricas continuarão hoje a animar o evento:

Moçambique
Dança folclórica realizada durante as festas religiosas do Divino, Folia de Reis e outras. É constituída por um cortejo que percorre as ruas dançando e cantando, com instrumentos de percussão, de corda e guizos presos aos tornozelos.

Dança de São Gonçalo
Por volta de 1802, o tataravô do atual mestre “Sr. Pinheiro” reunia seus camaradas de sítio para quebra de milho e após as atividades de colheita organizavam danças com movimentos básicos de bate-pé e bate-palma, inicialmente se apresentando no sítio em mutirões, casamentos e eventos típicos.

Boi de mamão
Manifestação folclórica que ocorre no estado de Santa Catarina, sendo encenado principalmente na região litorânea. Com origem nas brincadeiras com o boi, feitas nos Açores, tem seu primeiro registro com este nome em Santa Catarina datado de 1840. Inicialmente era chamado boi-de-pano. Trata-se de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi.

Congada
Dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de muita música. Os instrumentos musicais utilizados são a cuíca, a caixa, o pandeiro e o reco-reco. Acontece em várias festividades ao longo do ano, mas especialmente no mês de outubro, na festa de Nossa Senhora do Rosário. O ponto alto da festa é a coroação do rei do Congo.

Catireiros de Piracaia
Cantando moda de viola e recortado (batido de pé e mão em sequência picada), o grupo de Catira de Piracaia, com aproximadamente 15 integrantes, tem resgatado a dança e repassando aos descendentes suas práticas e costumes há cinco gerações.


Fonte: Secretaria da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.