23 de março de 2011

Perfumes no jardim

Muitas vezes não temos tempo, nem dinheiro para ter um super jardim, contudo algumas dicas podem transformar qualquer jardim em um lugar realmente especial! Hoje falarei das plantas perfumadas, pois qualquer uma delas quando plantada num lugar estratégico, já transforma um jardim por mais simples que seja, no palco de recordações que atravessarão os anos de quem por ele passar. Os perfumes sobrevivem o passar do tempo, e reavivam lembranças quando sentidos novamente.
Para que essas lembranças sejam agradáveis, as plantas devem ser escolhidas com cuidado, e não serem plantadas muito próximas da casa, principalmente dos dormitórios, se o seu perfume for muito intenso ou enjoativo.
Um outro presente que as plantas perfumadas podem trazer, é o resgate da vivência da sensualidade associada à natureza. Sensualidade essa, que nos nutre sutilmente de novas energias, portanto bem diferente daquela que se apoia no consumismo e exibicionismo, desgastando-nos.
Abaixo, os nomes de algumas dessas plantas (existem muitas outras, que ficam para um outro momento), para que vocês possam escolher a que mais lhes agrada. Minha sugestão é que plantem espécies que tenham floradas em épocas diferentes, assim não faltará perfume o ano inteiro!
Angélica (Polianthes tuberosa): Planta baixa (máx. De 60cm) Flores brancas de perfume intenso, que aparecem no verão e outono. Depois de secas as folhas, os bulbos devem ser retirados da terra e só replantados na primavera.
Dama da noite (Cestrum nocturnum): Arbusto de flores miúdas branco-amareleladas de perfume muito intenso à noite. Deve ser plantada longe de dormitórios. Floração principal na primavera e verão.
Jasmim dos poetas (Jasminum polianthum): Trepadeira de crescimento moderado com flores brancas por dentro e róseas por fora. Floração no outono inverno.
Manacá de cheiro (Brunfelsia uniflora): Arbusto com flores azul-violeta quando abrem, tornando-se brancas depois. Floração na primavera e no verão.
Madressilva (Lonicera japonica):Trepadeira com flores brancas ou amarelas. Floração principal na primavera e no verão. Atrai Beija-flores.
Rosinha da Índia ( Raphiolepsis umbellata): Arbusto com copa densa e flores pequenas branco-rosadas.
Texto:Maria Eduarda M.Mendes

Leia outras dicas clicando AQUI

Um comentário:

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.