28 de março de 2011

Agrotóxicos no Leite Materno



Uma pesquisa realizada no município de Lucas do Rio Verda, cidade no Mato Grosso, revelou a presença de agrotóxicos no leite materno "em níveis bem acima da média" (sic).

Foram colhidas amostras de 62 mulheres atendidas pelo programa de saúde da família do município. Em todas as amostras foram encontradas ao menos um tipo de agrotóxico e em 85% das amostras foram encontrados entre 2 e 6 tipos de agrotóxicos.

Surpreende (mesmo?) que a substância encontrada com maior incidência é o DDE, um derivado de outro agrotóxico, o DDDT, que está proibido pelo Governo Federal desde 1998 por provocar infertilidade no homem e abortos espontâneos nas mulheres.

Lucas do Rio Verde é o segundo maior produtor de grãos do Estado, em 2009 cultivou 410 mil hectares de soja e milho e utilizou 5.162.029 litros de agrotóxicos.

Tem uma reportagem muito interessante da Sonia Hirsch sobre o assunto aqui: Radiação atômica? Nem precisa: agrotóxicos já estão no leite materno no MT.

O texto da Sônia fala, inclusive, do poder manipulador da agroindústria e das ameaças que os pesquisados e afins sofrem ao tentar expor os riscos dos agrotóxicos. Vale (muito) a leitura!


(imagem daqui )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.