22 de junho de 2011

A Água de Botucatu no futuro...Quem cuida?


A aproximadamente 300 mts dessa área em que a erosão já se mostra, no sítio vizinho para cá dessa cerca que se vê na foto, há uma NASCENTE que abastece o RIO CAPIVARA. Essa NASCENTE  está devidamente MAPEADA nas cartas do Plano Diretor e é de amplo conhecimento das autoridades e técnicos ambientais locais.


O Capivara, além de ter potencial turístico, "também é visto pela SABESP e pela CATI como uma alternativa de abastecimento para a cidade, diante da exiguidade da água disponível no rio Pardo, atual manancial de abastecimento. O rio Pardo, cujas nascentes encontram-se no vizinho município de Pardinho, passa 10km ao sul da cidade, mas alguns afluentes nascem dentro do perímetro urbano. Deve-se salientar ainda que as alternativas de captação em Botucatu são restritas, pois a cidade se encontra em uma área muito alta (850m de altitude em média), rodeada por territórios mais baixos (550m de altitude em média), o que implica em grande acréscimo no custo de captação se for necessário buscar água dos cursos d´água das regiões mais baixas. O rio Pardo e o alto rio Capivara são as duas alternativas que se encontram nas terras mais altas." (Toledo Piza)

Sra Secretária do Meio Ambiente, Srs Conselheiros do CONDEMA, Srs Gestores da APA Botucatu, Srs Técnicos da CETESB, o que dizem sobre isso ??? Se calam para as futuras gerações da nossa cidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.