28 de março de 2014

Jovens percorrem Nordeste para fortalecer e divulgar agroecologia

Iniciativa é preparatória para encontro nacional, que ocorrerá em maio

TINNA OLIVEIRA

Cerca de 120 jovens estão percorrendo o Nordeste com o objetivo de mobilizar a juventude do meio rural para a promoção da agroecologia e fortalecimento da agricultura familiar e dos povos e comunidades tradicionais. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) é um dos apoiadores da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste, etapa preparatória para o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que ocorrerá de 16 a 19 de maio na cidade de Juazeiro (BA).

A caravana percorre o território de Araripe, no Sertão de Pernambuco, desde terça-feira (25/03). Os jovens estão conhecendo experiências agroecológicas e apontando os problemas que envolvem o atual modelo de desenvolvimento. A coordenadora de Juventude do MMA, Marccella Berte, que participa do ato público da caravana nesta quinta-feira (27/03), às 19h, no centro de Ouricuri (PE), afirma que a iniciativa é uma oportunidade de reflexão sobre os desafios que envolvem a realidade do semiárido, do Nordeste brasileiro e dos jovens camponeses. “Apoiamos a caravana porque ela mobiliza essa geração de jovens que consideramos estratégica para uma transição de base agroecológica no meio rural brasileiro”, completa. 

As rotas da caravana foram divididas em diferentes abordagens para que os jovens vivenciassem várias experiências, abordando, por exemplo, a segurança alimentar e a relação do trabalho com a gestão de atividades que podem ser produtivas para as famílias agricultoras.

ENCONTRO NACIONAL

O III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) tem como lema “Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro”. Realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), tem como meta dar continuidade ao debate sobre o fortalecimento da agroecologia no país. Nesta terceira edição, também traz a proposta de apontar a agroecologia como uma alternativa ao modelo hegemônico de desenvolvimento que se tem hoje em dia.

A Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste - Rumo ao III ENA, também está sendo realizada pela Rede ATER Nordeste e organizada pelas organizações Associação em Área de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema), Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), Centro de Estudos de Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) e Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.