4 de dezembro de 2012

3º dia do Advento


Madonna Sistina (1512-13)


Pinacoteca dos Mestres Antigos de Dresden

Rafael pintou sua Madona Sistina em 1512/13 para a igreja do convento de São Sisto em Piacenza, no norte da Itália. O cliente foi provavelmente o papa Júlio 2°, e o motivo era a adesão de Piacenza aos Estados Pontifícios no verão de 1512. A tela medindo 2,65m x 2,01m mostra uma manifestação Divina (Epifania). Maria aqui é retratada carregando o menino Jesus a partir da vastidão do céu para a terra. Ela se apresenta ao observador flutuando sobre um tapete de nuvens entre cortinas abertas tendo como pano de fundo seres espirituais quase imperceptíveis que a observam. Sua face grave reflete o conhecimento do mistério da  Paixão de Cristo. Humildemente dois mártires se ajoelham a seus pés: o papa Sisto 2°, que deu nome ao quadro, e Santa Bárbara. Dois anjos observam na parte inferior da tela.
Em 1754, após dois anos de negociações, a pintura foi vendida ao príncipe saxão Augusto 3°. Desde então, ela passou a pertencer à Coleção Estatal de Pinturas de Dresden. Em 1945, o quadro foi levado para a União Soviética como despojo de guerra. Somente dez anos mais tarde a Madonna retornaria de Moscou para Dresden novamente. (Fonte)
Veja detalhes da obra clicando no link a seguir: http://www.googleartproject.com/collection/gemaldegalerie-alte-meister-old-masters-picture-gallery/artwork/the-sistine-madonna-raphael/712643/


Clique abaixo para ver os nossos calendários de Advento de 2010 e 2011:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.