2 de agosto de 2012

Mulungu (Erythrina speciosa) no Bairro Demétria

Nome Científico: Erythrina speciosa
Nome Popular: Mulungu-do-litoral, Mulungu, Eritrina-candelabro, Corticeira, Eritrina-vermelha, Eritrina
Família: Fabaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene




Uma das mais belas árvores brasileiras, o mulungu-do-litoral, apresenta inflorescência em forma de candelabro, composta de flores muito atrativa para os beija-flores. O tronco é espinhento e a madeira é leve, mole e pouco durável. As folhas são grandes, em fomato de losango e caem no inverno, desta forma a árvore permanece destituída de folhagem durante a floração. O florescimento ocorre no final do inverno e início de primavera. Os frutos são do tipo legume (vagem).


Nativa da mata atlântica, ela aprecia a umidade, vegetando bem em terreno brejosos, à beira de rios e no litoral. Tem excelente efeito paisagístico, pois além da beleza singular, produz boa sombra no verão e permite a passagem de luz no inverno. Seu porte é de 3 a 5 metros de altura.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis e úmidos, preferencialmente ricos em matéria orgânica. Multiplica-se principalmente por sementes, que não necessitam nenhum tipo de tratamento especial, devendo ser plantadas logo que sejam colhidas. Pode ser multiplicada por estacas que apresentam rápido desenvolvimento também.
Fonte: Jardinerio.net
Fotos: Lara Valente (na escola Aitiara!)  

Um comentário:

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.