28 de maio de 2012

28 de Maio, dia Municipal do Brincar!

Cândido Portinari


APRENDER A BRINCAR É APRENDER A VIVER

Quando assistimos crianças brincando juntas no quintal, na praça, tão despreocupadas e alegres, não somos capazes de imaginar quanta aprendizagem está acontecendo ali.
Além da diversão própria do jogo, indispensável aos humanos, o brincar promove 2 tipos de aprendizagem:

1)  a APRENDIZAGEM MOTORA, espacial, sensorial, que diz respeito ao corpo no ambiente. Enquanto brinca a criança vai conhecendo e desenvolvendo sua capacidade física (destreza, habilidades, precisão de movimentos, força, fôlego, etc...)

2)  a APRENDIZAGEM SOCIAL, que diz respeito ao indivíduo no grupo. Brincando, aprende-se a conviver, criar e respeitar regras coletivas, negociar, aceitar e discutir divergências, assumir e desempenhar papéis. Socializar-se.

Há também, e não menos importante, o estímulo à imaginação, que vai enriquecer o que chamamos de “mundo interno” da criança, onde ela buscará recursos criativos para as situações novas da vida.

Defender-se, competir, cooperar, experimentar, organizar, criar, discutir e concordar, enfrentar situações inesperadas, correr riscos, errar, saber sobre suas competências, conquistar, conviver com os amigos diferentes nos hábitos e valores e maneira de viver.
Tudo isso está envolvido no brincar!!! Assim se observa como é importante garantir esse espaço tanto em casa, quanto na escola. Nesse momento acontecem descobertas que abrirão amplos horizontes na vida dos pequenos.

Brincar não é luxo, mas necessidade para o desenvolvimento.Brincar é coisa séria para as crianças.

Paula Freire, psicóloga, representante do Núcleo de Botucatu da Aliança pela Infância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine seu comentário.Somente comentários ofensivos ou não assinados não serão publicados.Obrigado por participar.