Stifftia crysantha: Esta espécie nativa de nossas matas é semi-arbórea e está em processo de extinção. Floresce quase o ano inteiro, com mais intensidade entre julho e setembro.Há 2 exemplares no Atiaia.Na 2ª Exposição Flor em Pé, um dos vasos premiados da Categoria Flor em Pé Miniaturas, tinha uma Estífia seca.Veja aqui: http://www.florempe.wordpress.com/
Bom dia!
ResponderExcluirEsta flor é um encanto!
Sou portuguesa e estou a cultivar stifftia Chrysantha em vaso desde a semente. Ainda estão muito pequenas, mas gostaria de saber que tipo de substrato e adubação ela necessita. Será que me pode ajudar? É que sobre esta espécie pouca informação se encontra na net. E sabendo que se trata de uma planta em vias de extinção, mais cuidado ainda gostaria de lhe dedicar.
O meu bem-haja, desde já, pelo auxílio que me possa prestar,
Milouska
Bom dia,Milouska!
ResponderExcluirEla é uma planta de meia sombra: gosta do sol da manhã e não tolera o sol direto à tarde.A face do Nascente é, portanto, a ideal para seu cultivo.O solo deve ser rico em matéria orgânica, tal como na mata, e a adubação pode ser anual (10-10-10 ou um bom composto orgânico feito em casa!)antes da época das chuvas.Em breve mostraremos o resultado de nossa tentativa de fazer mudas por alporquia.Avisarei no seu Blog que, por sinal, é lindo!
Um abraço, Eduada
Obrigada, Eduarda, pela sua gentileza e pela apreciação que faz do meu cantinho, onde será sempre bem vinda! Esqueci-me de dizer que vivo em Portugal.
ResponderExcluirUm abraço luso,
Milouska