31 de março de 2011

As búfalas do Sítio Bahia


Hipocrisia

Contribuição da Jane, moradora do Condomínio Alvorada.


Hipocrisia

É mentir para si mesmo,
Viver de meia verdade.
Pensar que levou vantagem,
Não assumir a responsabilidade.
Manifestar com ironia,
A seriedade da vida.

Quando e onde haverá a comunhão,
De almas, idéias e ideais?
Convivendo em união,
Com  íntegra cidadania.

Jane

Nenhuma pedagogia é necessariamente boa por si só


Em “Clarear” vemos uma proposta de reflexão sobre a prática da pedagogia Waldorf. É a expressão real da experiência de crianças que vivenciaram o dia a dia em escolas Waldorf, e manifesta, por meio de perguntas dos pais, o desejo de renovação e transparência na proposta e na prática pedagógica.

Como diz o escritor e mestre em Educação Ruy Cézar do Espírito Santo em seu prefácio, trata-se de uma obra de relevância para a educação.

“Clarear” busca conscientizar os educadores sobre a importância do trabalho constante de autoconhecimento e autoeducação, além de propor o diálogo com outras abordagens pedagógicas como uma forma de se renovar.

Nenhuma pedagogia é necessariamente boa por si só. São os educadores que a tornam boa ou ruim em sala de aula com os alunos.

Mais informações aqui:

30 de março de 2011

Procuro um dono!

"Sou linda, alegre, inteligente e muito dócil, 
especialmente com as crianças!
Estou procurando um dono! 
E já encontrei um dono!
 
De verdade, ela é uma graça, muito simpática e dócil!
Nos comprometemos a entregá-la castrada,
na porta da casa do futuro dono!
Quem topa?
___________________________________
ENCONTRAMOS UMA FAMÍLIA PARA ELA!
:)

Mutirão no Jardim da Talita


No último domingo, na escola Aitiara, aconteceu um mutirão das famílias no Jardim da Talita.
O objetivo era arrumar o jardim e a hortinha, pintar a cerca e começar a construção de uma casinha de troncos de eucaliptos para as crianças. 
Trabalho cumprido e dia mais do que agradável!
A hortinha e o jardim ficaram lindos e a cerca ganhou uma cara toda nova (cor de uva!). 
Destaque especial para a casinha de eucaliptos: original e ecológica!
Ela é toda feita de troncos de eucaliptos coletados pelo bairro, já caídos das árvores.
A ideia e o projeto é do Carlos (pai do Orfeu e da Lina), que já fez uma casinha assim para os filhos e ofereceu-se para ajudar os pais do Jardim da Talita a também construírem uma.
Obrigada, Carlos, por toda disposição e boa vontade!  
Mais um encontro acontecerá para finalização da casinha.
Quando ela estiver pronta colocarei mais fotos!

28 de março de 2011

Besouro jóia



Parece mesmo uma jóia. O nome do animal é Metriona Bicolor, ou mais científicamente, Charidotella sexpunctata. Trata-se de um incrível besouro capaz de mudar de cor de acordo com seu estado de espírito. O Metriona bicolor é chamado nos EUA de Golden Tortoise beetle. Segundo a Wikipedia, ele é um besouro norte americano, mas li em outros sites que ele tem ocorrencia em quase toda a América.

Em geral ele é dourado como se fosse uma jóia. Seu tamanho é mais ou menos o de uma joaninha.

É um dos insetos mais bonitos que existem graças às suas cores. Quando excitado, este besouro muda seu padrão de cores, variando entre o dourado e o vermelho vivo
As cores deste besouro passam por padrões incríveis de tons iridiscentescomo.

O besouro jóia pode ser encontrado em áreas de vegetação densa, jardins, e matas dos EUA. O besouro jóia é mais facilmente encontrado no alvorescer e se alimenta de plantas.





Agrotóxicos no Leite Materno



Uma pesquisa realizada no município de Lucas do Rio Verda, cidade no Mato Grosso, revelou a presença de agrotóxicos no leite materno "em níveis bem acima da média" (sic).

Foram colhidas amostras de 62 mulheres atendidas pelo programa de saúde da família do município. Em todas as amostras foram encontradas ao menos um tipo de agrotóxico e em 85% das amostras foram encontrados entre 2 e 6 tipos de agrotóxicos.

Surpreende (mesmo?) que a substância encontrada com maior incidência é o DDE, um derivado de outro agrotóxico, o DDDT, que está proibido pelo Governo Federal desde 1998 por provocar infertilidade no homem e abortos espontâneos nas mulheres.

Lucas do Rio Verde é o segundo maior produtor de grãos do Estado, em 2009 cultivou 410 mil hectares de soja e milho e utilizou 5.162.029 litros de agrotóxicos.

Tem uma reportagem muito interessante da Sonia Hirsch sobre o assunto aqui: Radiação atômica? Nem precisa: agrotóxicos já estão no leite materno no MT.

O texto da Sônia fala, inclusive, do poder manipulador da agroindústria e das ameaças que os pesquisados e afins sofrem ao tentar expor os riscos dos agrotóxicos. Vale (muito) a leitura!


(imagem daqui )

23 de março de 2011

Lançamento de livro de Poesias no dia 1º de abril

No próximo dia 1º de abril, o poeta Luis Serguilha estará em Botucatu para o lançamento do seu livro "KOA'E" . O encontro está marcado para acontecer no Salão Nobre da Escola Estadual Cardoso de Almeida (EECA), na Praça Pedro Torres, s/n, região central da cidade, a partir das 19h30.
A apresentação será feita pela poetisa e professora Carmem Lúcia da Silva, com participação especial do secretário de Cultura, Osni Ribeiro e da poetisa Ana Vieira. Também acontecerá a exposição “Metazoa” da aquarelista Ivani Ranieri, autora da capa do livro de Serguilha.

Colaboradora do Blog e moradora do bairro é premiada por poesia publicada aqui !

Jane (moradora do Alvorada) foi contemplada de participar do livro Poesias Encantadas com sua poesia “Preconceito”.
Parabéns cara vizinha, estamos todos muito felizes por você!




Preconceito


Fala-se tanto em preconceito,

Mas, o que realmente quer dizer?

Pré-conceito: vem de ti,

Ou do meu próprio ser?



Todos nós podemos ser enganados,

Pelos sentidos aprisionados.

Ao invés de vermos a real-unidade,

Percebemos só as extremidades.



Tudo e todos, somos, diferentes,

Conforme a nossa excepcionalidade.

Mas mesmo nessa multiplicidade,

É possível encontrar uma só verdade.


Jane

À Margem do Fluxo

Passeando no Bairro com amigos...

foto Eduarda

"Discutindo a relação"...

Perfumes no jardim

Muitas vezes não temos tempo, nem dinheiro para ter um super jardim, contudo algumas dicas podem transformar qualquer jardim em um lugar realmente especial! Hoje falarei das plantas perfumadas, pois qualquer uma delas quando plantada num lugar estratégico, já transforma um jardim por mais simples que seja, no palco de recordações que atravessarão os anos de quem por ele passar. Os perfumes sobrevivem o passar do tempo, e reavivam lembranças quando sentidos novamente.
Para que essas lembranças sejam agradáveis, as plantas devem ser escolhidas com cuidado, e não serem plantadas muito próximas da casa, principalmente dos dormitórios, se o seu perfume for muito intenso ou enjoativo.
Um outro presente que as plantas perfumadas podem trazer, é o resgate da vivência da sensualidade associada à natureza. Sensualidade essa, que nos nutre sutilmente de novas energias, portanto bem diferente daquela que se apoia no consumismo e exibicionismo, desgastando-nos.
Abaixo, os nomes de algumas dessas plantas (existem muitas outras, que ficam para um outro momento), para que vocês possam escolher a que mais lhes agrada. Minha sugestão é que plantem espécies que tenham floradas em épocas diferentes, assim não faltará perfume o ano inteiro!
Angélica (Polianthes tuberosa): Planta baixa (máx. De 60cm) Flores brancas de perfume intenso, que aparecem no verão e outono. Depois de secas as folhas, os bulbos devem ser retirados da terra e só replantados na primavera.
Dama da noite (Cestrum nocturnum): Arbusto de flores miúdas branco-amareleladas de perfume muito intenso à noite. Deve ser plantada longe de dormitórios. Floração principal na primavera e verão.
Jasmim dos poetas (Jasminum polianthum): Trepadeira de crescimento moderado com flores brancas por dentro e róseas por fora. Floração no outono inverno.
Manacá de cheiro (Brunfelsia uniflora): Arbusto com flores azul-violeta quando abrem, tornando-se brancas depois. Floração na primavera e no verão.
Madressilva (Lonicera japonica):Trepadeira com flores brancas ou amarelas. Floração principal na primavera e no verão. Atrai Beija-flores.
Rosinha da Índia ( Raphiolepsis umbellata): Arbusto com copa densa e flores pequenas branco-rosadas.
Texto:Maria Eduarda M.Mendes

Leia outras dicas clicando AQUI

21 de março de 2011

Ornamentais que se dão bem no Bairro Demétria 3



Veja mais:http://www.hemerocallis.com.br/colecoes.asp

O hemerocale é também conhecido como lírio-de-são-josé, lírio-de-um-dia e lírio-amarelo. O gênero hemerocallis pertence à família Hemerocallidaceae e é um dos mais importantes entre os gêneros de herbáceas perenes hornamentais, nativo da Ásia, Japão, Sibéria, China e Eurásia.
Seu nome atual foi dado por Linnaeus em 1753, e origina-se do grego hemero=dia e kallos=beleza, referindo-se a uma de suas importantes características: cada flor dura apenas um dia. Esta característica traz a vantagem de evitar que a florada seja prejudicada por ventos ou tempestades, pois na manhã seguinte novos botões se abrem.
A espécie é fácil de cultivar, perene, e exige pouco cuidado. A adaptação é rápida a uma grande variedade de condições.

Entre os povos asiáticos, a planta é utilizada também na culinária. As flores são palatáveis, digestivas e nutritivas. Apresentam também propriedades medicinais. O caule e raízes são usados como analgésicos. Sua utilização na medicina e na culinária é considerada tradição entre os chineses.
Além do baixo custo com a manutenção, a espécie tem apresentado muito boa resistência à maioria das pragas comuns em nossos jardins, e se adaptado com muita facilidade nas mais diversas condições climáticas.
A floração vai de setembro a março, com pequena variação, dependendo do clima. Devido à sua beleza, rusticidade e praticidade, o Hemerocallis vem sendo cada vez mais apreciado por profissionais do ramo paisagístico e pelos apaixonados por natureza.


Leia outras dicas clicando AQUI

Xô Depressão!

Começa Hoje! Curso de Desenho e Pintura e Temas para Bordados

Clique 2X na imagem para ampliar.

Paixão pela vida .......Amedeo Modigliani (parte 2)


... estilo, fruto de diversas culturas, amigo de tantos artistas e encontrando-se numa conturbada fase de questionamentos e transições, sua obra entretanto não pode ser considerada filiada a nenhum dos estilos, dotada toda ela de um estilo próprio e autônomo.

Seus nus, que provocaram escândalo em seu tempo, revelam não sensualidade, mas um desnudamento da alma humana. Seu estilo, faz parte de um momento em que a arte pictórica, confrontada com a fotografia, lutava para conquistar seu espaço, seus valores e sua estética.




20 de março de 2011

Paixão pela vida.... Amedeo Modigliani (parte 1)


Amedeo Clemente Modigliani

Nascido na região da
Toscana numa família judaica era o quarto e último filho de Flaminio Modigliani. Ainda menino demonstrava interesse pela pintura, no que foi incentivado por sua mãe, Eugenia Garsin, com quem visitava museus de arte e que o matriculou, como aluno, no estúdio de Guglielmo Micheli.Na infância, sofreu de tifo, o que comprometeu sua saúde pelo resto da vida - mas cujo tratamento forçava-o a constantes viagens e grande intercâmbio cultural até a mudança definitiva a Paris, em 1906.Como outros pintores e artistas, viveu a experiência da extrema pobreza. Por meio dos companheiros de arte, conheceu o poeta polaco Leopold Zborowski, que se tornaria seu melhor e mais devotado amigo, além de incentivador e marchand. Em 1917, Zborowski consegue, para Modigliani, uma exposição individual na galeria Weil. A exposição durou apenas um dia, pois se transformou num escândalo graças ao nus expostos na vitrine da galeria.A grande musa de Amedeo foi Jeanne Hébuterne, com quem teve uma filha, em 1918.Complicações na saúde fazem o pintor viajar para o sul da França com a esposa e a filha, a fim de recuperar-se. Retorna a Paris ao final de 1918. Na noite de 24 de janeiro de 1920, aos 36 anos, Modigliani morre de tuberculose, agravada pelo consumo excessivo de álcool e drogas (haxixe). Foi sepultado no célebre Cemitério do Père-Lachaise.No dia seguinte à morte do pintor, sua esposa Jeanne, grávida de nove meses, suicidou-se ao atirar-se do quinto andar de um edifício...

19 de março de 2011

Lua, Lua, Lua, Lua...


Nesse final de semana teremos uma super “lua perigeu”, olhem para o céu, leiam esse texto explicativo do fenômeno, e vejam mais dessas fotos maravilhosas nesse site que foi dica da Maria Bertalot, pesquisadora da ABD.

18 de março de 2011

Como foi feito o Mosaico no Pátio da Escola Aitiara?

Parafraseando Rubem Alves..."Todo Pátio começa com um sonho de amor."

Veja aqui as fotos de todo o processo artístico (coordenado por Jabal Murbach) do mosaico elaborado por um grupo de jovens durante as últimas férias em um dos pátios da Escola Aitiara :
http://jabalmurbach.multiply.com/photos/album/42/mosaico_na_aitiara_2011#photo=17

Foto de Jabal

17 de março de 2011

Sessão de cinema na Aitiara dia 25 de Março: "O Contador de Histórias" !

CINE 9º Estréia sexta-feira dia 25 de março, às 19horas, na sala do 9º ano com o filme “O Contador de Histórias".
O filme de Luiz Villaça mostra a vida de Roberto Carlos Ramos, um pedagogo mineiro que é um dos grandes contadores de História da atualidade.
Interpretado por Cleiton Santos, de 23 anos, que tinha tudo para virar estatística da violência: viu o pai e o tio serem assassinados, envolveu-se com o tráfico de drogas, gerenciou boca de fumo e foi detido por tentativa de homicídio. Tudo isso antes dos 18 anos. Hoje, o mineiro é artista de cinema. Desbancou centenas de rapazes, arrematando um papel em "O contador de histórias", filme baseado na vida de Roberto Carlos Ramos, dono de uma história de vida que é exemplo de superação. Assim como Cleiton, seu intérprete na telona.

Compareçam! (CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS)

Realização 9º ano da Escola Aitiara

12 de março de 2011

11 de março de 2011

João Alexandre, nosso querido...

Querido João Alexandre,

Que a estrada se abra à sua frente,
Que o vento sopre levemente em suas costas,
Que o sol brilhe morno e suave em sua face,
Que a chuva caia de mansinho em seus campos,
E, até que nos encontremos, de novo...
Que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos!

8 de março de 2011

UNIDOS DA DEMÉTRIA É VICE-CAMPEÃ DO CARNAVAL DE 2011

Parabéns aos carnavalescos da Unidos da Demétria! Mais um ano presenteando alegria e descontração à toda Botucatu!

Quadro de Beth Marques

Mulher moderna

Reflexão de Jane, moradora do Condomínio Alvorada.

Mulher moderna


Jane servindo um delicioso bolo.
Mulher  que atualmente ocupa muitos cargos,
Que na correria pretende dar aos entes queridos,
Tudo que talvez não teve e algo mais.
Neste teu dia reconsidere os fatos,
Reconheça que o pouco que recebeste,
Foi muito, a base do teu sucesso,
Das tuas conquistas e do teu espaço.
Não se deixe levar pela falta de tempo,
Cultive a alegria nos teus  afazeres do dia a dia.
Não se iluda na vontade do querer dar muito,
Esquecendo do essencial.
Você, mulher, mãe, filha, irmã e  amiga,
Encontre mais tempo e espaço,
Para os entes queridos que estão em tua volta.
Principalmente para você mulher que é o esteio da humanidade,
E se você estiver bem, todos  ao seu redor encontrarão a felicidade,
Só assim poderemos reconstruir a sociedade.

Jane

8 de março: Por uma imagem de mulher mais REAL !

“Existe uma diferença entre sonho e ilusão.” Leia mais aqui: http://www.bocc.uff.br/pag/bocc-lopes-fotografia.pdf

7 de março de 2011

Estado de São Paulo aprova lei mais rígida para rotulagem dos transgênicos


Por Alexandre Inacio e Bettina Barros - De São Paulo

(notícia publicada no Valor Econômico, e aqui)


"A indústria de alimentos se prepara para iniciar uma nova etapa em relação à apresentação dos alimentos transgênicos. O setor deverá se adequar à nova lei, aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo, que muda a rotulagem e distribuição desses produtos nas gôndolas dos supermercados.

A lei, nº 14.274, promulgada em dezembro após veto do Executivo, determina que produtos embalados ou vendidos a granel ou in natura tenham nos rótulos as seguintes expressões: " (nome do produto) transgênico", "contém (nome do ingrediente) transgênico(s)" e "produto produzido a partir de (nome do produto) transgênico".

Assim, passa a ser obrigatório rotular, por exemplo, um frango que foi alimentado com milho transgênico. O polêmico "T", dentro de um triângulo amarelo, previsto pela lei federal, será mantido.
Além disso, a lei paulista exige a informação no rótulo sobre a espécie doadora do gene no local reservado para a identificação dos ingredientes e a segregação dos produtos transgênicos no varejo. "É uma lei bastante rigorosa e de difícil aplicação, mas a gente acredita que deva existir", disse a deputada Maria Lucia Prandi (PT), autora do projeto. "Vai ser uma briga boa".

Por enquanto, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) diz que não entrará na Justiça questionando a constitucionalidade da nova lei. "Caso não haja mudança até a entrada em vigor da lei, vamos orientar nossos associados a rotular todos os produtos no caso de haver dúvida se há ou não presença de alguma matéria-prima transgênica", afirma Edmundo Klotz, presidente da Abia.

Para Klotz, a indústria não vê problema em informar a presença de transgênicos. Mas o setor não concorda com o "T" impresso nas embalagens. "O problema não é estrutural da indústria, mas a maneira como a comunicação é feita". Em nota, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) afirmou que analisa a lei "para orientar os associados da melhor forma possível sobre sua aplicação".

Segundo o Idec, a lei é "interessante" porque aprofunda a questão da separação dos produtos, tornando esses produtos de mais fácil identificação ao consumidor.

Estimativas da própria indústria mostra que 90% dos alimentos utilizam algum ingrediente à base de soja ou, principalmente, milho. "

Veja o texto integral da lei AQUI.

Linda Porta Bandeira! Carnaval 2011, Escola Unidos da Demétria

Ele tem samba no pé!

"R.Steiner" sambando na Unidos da Demétria!

Carnaval 2011 U.D: Uma concepção alternativa de participação na Avenida!

Ziriguidum 2011: O dia que "R. Steiner" saiu na Avenida...

Para pedalar na chuva

Dica da Ana Vieira, moradora do Verbena, tirada daqui.

6 de março de 2011

4 de março de 2011

O Unicórnio de Porcelana

Apenas 3 minutos!
Do americano Keegan Wilcox, decorre na 2ª Guerra Mundial numa Alemanha sob o Nazismo.
É uma pungente e sensível narrativa que mostra como um encontro traumático de guerra inspira um homem na vida adulta.
Esse curta foi o vencedor do Festival Parallel Lines que é uma iniciativa da Philips Cinema e da Associação Ridley Scott.

Mariposa (10º post da série "Encantos da natureza")


A Lenda da Mariposa

Conta a lenda que uma jovem mariposa de corpo frágil e alma sensível voava ao sabor do vento certa tarde, quando viu uma estrela muito brilhante e se apaixonou.
Voltou imediatamente para casa, louca para contar à mãe que havia descoberto o que era o amor, mas a mãe lhe disse friamente:

- Que bobagem! as estrelas não foram feitas para que as mariposas possam voar em torno delas. Procure um poste ou um abajur e se apaixone por algo assim; para isso nós fomos criadas.

Decepcionada, a mariposa resolveu simplesmente ignorar o comentário da mãe e permitiu-se ficar de novo alegre com a sua descoberta e pensava: - Que maravilha poder sonhar!

Na noite seguinte, a estrela continuava no mesmo lugar, e ela decidiu que iria subir até o céu, voar em torno daquela luz radiante e demonstrar seu amor. Foi muito difícil ir além da altura com a qual estava acostumada, mas conseguiu subir alguns metros acima do seu vôo normal.

Entendeu que, se cada dia progredisse um pouquinho, iria terminar chegando à estrela, então armou-se de paciência e começou a tentar vencer a distância que a separava de seu amor.

Esperava com ansiedade que a noite descesse e, quando via os primeiros raios da estrela, batia ansiosamente suas asas em direção ao firmamento.

Sua mãe ficava cada vez mais furiosa e dizia:
- Estou muito decepcionada com a minha filha! todas as suas irmãs e primas já têm lindas queimaduras nas asas, provocadas por lâmpada! você devia deixar de lado esses sonhos inúteis e arranjar um amor que possa atingir.

A jovem mariposa, irritada porque ninguém respeitava o que sentia, resolveu sair de casa. Mas, no fundo __ como, aliás, sempre acontece __ ficou marcada pelas palavras da mãe e achou que ela tinha razão.

Por algum tempo, tentou esquecer a estrela, mas seu coração não conseguia esquecer a estrela e, depois de ver que a vida sem o seu verdadeiro amor não tinha sentido, resolveu retomar sua caminhada em direção ao céu.

Noite após noite, tentava voar o mais alto possível, mas, quando a manhã chegava, estava com o corpo gelado e a alma mergulhada na tristeza. Entretanto, à medida que ia ficando mais velha, passou a prestar atenção a tudo que via à sua volta.

Lá do alto podia enxergar as cidades cheias de luzes, onde provavelmente suas primas e irmãs já tinham encontrado um amor, mas, ao ver as montanhas, os oceanos e as nuvens que mudavam de forma a cada minuto, a mariposa começou a amar cada vez mais sua estrela, porque era ela quem a empurrava para ver um mundo tão rico e tão lindo.

Muito tempo depois resolveu voltar à sua casa e aí soube pelos vizinhos que sua mãe, suas irmãs e primas tinham morrido queimadas nas lâmpadas e nas chamas das velas, destruídas pelo amor que julgavam fácil.

A mariposa, embora jamais tenha conseguido chegar à sua estrela, viveu muitos anos ainda, descobrindo que, às vezes, os amores difíceis e impossíveis trazem muito mais alegrias e benefícios que aqueles amores fáceis e que estão ao alcance de nossas mãos.

"O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos".
Maktub

Fonte: http://dogarcia.multiply.com/journal/item/60/A_Lenda_da_Mariposa

A Lei do Retorno

Colaborção de Jane, moradora do Condomínio Alvorada.



Diz o Ditado

“O diabo tenta, mas não faz”.

Quem atua é o próprio homem.


“Verde de raiva”.

A raiva tem cor e sabor,

Que o homem sente no paladar,

Na vida, por se revoltar.


“Comi o pão que o diabo amassou”.

Com o agrotóxico,

O homem a terra estragou,

O transgênico plantou,

E agora se envenenou.


“Quem com ferro fere, com ferro é ferido”.

Tudo o que produzimos,

Os efeitos vão se expandindo,

Com uma velocidade, imensurável.

Mesmo sem percebermos,

Retornam com uma intensidade multiplicável.


Jane